Tecon do porto de Santos usa WhatsApp para liberar caminhões

    A fim de agilizar a recepção dos caminhões no Terminal de Contêineres (Tecon) do Porto de Santos, a Santos Brasil, arrendatária da instalação, apostou em tecnologia e incorporou o aplicativo de mensagens multiplataforma WhatsApp a suas operações. Como resultado, o tempo para o veículo conseguir entrar no Tecon caiu até 81%. O projeto foi implantado há cerca de três semanas.

    A inovação foi possível com a implantação de um sistema automatizado em seus gates (portões) operacionais, por onde passam cerca de 2 mil caminhões por dia. Esses novos equipamentos contam com cancelas que liberamos veículos automaticamente, assim que chegam aos portões.

    O acesso é autorizado devido ao programa de identificação instalado nos gates. Eles contam com câmeras que reconhecem automaticamente as placas dos veículos agendados para retirar ou deixar uma carga no Tecon. De acordo com a empresa, caso essa leitura seja dificultada (às vezes, há lama ou poeira sobre a placa), os motoristas podem acessar o terminal mostrando o código gráfico (QR Code) que recebem.

    É nesta etapa em que a Santos Brasil passou a utilizar o WhatsApp. Como a operadora já tem relacionados e agendados os veículos que entrarãono terminal, ela envia à respectiva transportadora o código de acesso, para que seja repassado ao motorista. O QR Code pode ser entregue impresso ou, se o caminhoneiro tiver um smartphone, ele recebe a imagem do código a través do aplicativo.

    Basta colocara tela do telefone celular, mostrando a imagem codificada, em frente ao leitor digital do gate, para o veículo ser liberado. O sistema automatizado do portão ainda imprime e entrega ao motorista um ticket indicando o local do terminal onde ocorrerá o carregamento ou a descarga. Em todo esse processo, o motorista não precisa sair da cabine do veículo.

     “Sempre estamos buscando formas de melhorar nossa eficiência. E nesse caso, foi nossa própria equipe que desenvolveu o projeto. Hoje, praticamente todo mundo tem um smartphone. Aproveitamos e conseguimos agilizar nossos procedimentos”, afirmou o diretor de Operações Portuárias e Logísticas da Santos Brasil, Ricardo Molitzas.

    Com os gates automatizados e, agora, a integração com o WhatsApp, o Tecon conseguiu reduzir o tempo médio para os veículos de carga acessarem suas instalações. Para um caminhão carregado, a diminuição foi de 81%, de 5,16 para um minuto. Em um sem carga, a queda foi de 72%, de 1,45 minuto para 30 segundos.

    A Santos Brasil ainda elaborou um manual de instruções para os caminhoneiros. “Garantimos total apoio aos motoristas neste processo de transformação de cultura com foco no aumento de produtividade, ou seja, na execução das operações em menor tempo”, destacou Molitzas.

    Principal terminal de contêineres do Porto de Santos, o Tecon fica na Margem Esquerda do complexo portuário, em Guarujá.

    Fonte: Setcesp

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