Setor de veículos estabiliza produção industrial em maio, aponta IBGE

    A produção industrial brasileira ficou estável em maio na comparação com abril, de acordo com o IBGE na Pesquisa Industrial Mensal (PIM) divulgada na sexta-feira, 1º. Segundo o levantamento, 12 dos 14 ramos pesquisados apontaram crescimento, com destaque para o avanço de 4,8% no setor de veículos, incluindo reboques e carrocerias. Metalurgia e a indústria extrativa também contribuíram com índices positivos de 3,4% e 1,4% no comparativo mensal, respectivamente.

    Ainda sobre o resultado de maio, a atividade industrial ficou 7,8% abaixo da registrada em mesmo mês do ano passado, assinalando o 27º índice negativo consecutivo mensal. Entre as atividades, veículos, reboques e carrocerias tiveram queda de 15,8%, exercendo a maior influência negativa junto com coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis, com recuo de 13,4%, e as indústrias extrativas que tiveram ritmo industrial 11,9% menor do que em maio de 2015.

    Embora precedida de duas altas mensais consecutivas – de 1,4% em março e de 0,2% em abril – a atividade industrial acumula queda de 9,8% entre janeiro e maio contra iguais meses de 2015. Neste caso, o setor de veículos também exerceu a maior influência negativa ao registrar recuo de 24,2% na mesma base de comparação.

    “Observa-se claramente um comportamento de aumento no ritmo de produção especialmente quando se compara com o fim de 2015, mas ainda assim observa-se perdas importantes para a atividade produtiva nos últimos meses. Só a queda registrada em fevereiro foi maior que os ganhos acumulados em março e abril”, analisa André Macedo, gerente de coordenação de indústria.

    Fonte: Automotive Business

    Compartilhe nas redes sociais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!