Salvador instala ponto de ônibus sustentável com vegetação no teto

    O primeiro ponto de ônibus ecológico de Salvador-BA foi inaugurado nesta segunda-feira, 25 de janeiro. Idealizado pela Secretaria Municipal Cidade Sustentável (Secis), o abrigo foi repaginado com a implantação de grama, plantas ornamentais e flores da espécie Alamanda, também conhecida como Dedal-de-Dama.

    Segundo um estudo da USP a temperatura no topo dos edifícios com jardim suspensos, como o do Ponto Verde ficou, pode diminuir em até 5,3°C. O modelo ainda pode levar a um ganho de 15,7% em relação à umidade relativa do ar, assim como atrair pássaros, borboletas e outras espécies.

    “Temos planos de fazer o mesmo em outros locais, mas ainda não tem meta estipulada. Esse vai ser referência, ponto de partida”, afirmou ao Correio o secretário de Cidade Sustentável, André Fraga.

    O ponto do Stiep foi escolhido como pioneiro porque é um modelo clássico de salvador, projetado pelo arquiteto João da Gama Filgueiras e não contava com área verde próxima.

    Além da vegetação, o ponto de ônibus conta com uma biblioteca do projeto Livros Livres, que incentiva a troca gratuita de livros, e um paraciclo. A prefeitura também tem planos de instalar o modelo verde de remodelação em postos da Polícia Militar e sedes de repartições públicas.

    Fonte: iBahia

    Compartilhe nas redes sociais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!