Rio de Janeiro investiu R$ 15 bilhões em transporte para Jogos

    O investimento no sistema de transporte do Rio de Janeiro depois que a cidade foi escolhida sede da Olimpíada supera R$ 15 bilhões. Entre as metas negociadas com o Comitê Olímpico Internacional (COI) estavam inclusas a entrega de um serviço de trens renovado, um sistema de metrô reformado e três novos corredores de BRT. Embora com atraso, boa parte disso será feita.

    A ampliação do metrô em direção à Barra da Tijuca absorveu mais da metade dos R$ 15 bilhões e ficou sob responsabilidade do Estado, que enfrenta graves problemas financeiros. A prefeitura investiu R$ 5 bilhões em três corredores BRT, já inaugurados. Constrói também outro BRT, de R$ 1,5 bilhão, para ficar pronto em 2017.

    Para a Olimpíada, 160 novos ônibus articulados foram comprados pela prefeitura. A cada 30 segundos, um ônibus sairá do Parque Olímpico em direção aos terminais de integração, como o da nova estação do metrô, na Barra.

    Três dias irão exigir atenção redobrada da prefeitura. São os dias 12, 16 e 17 de agosto, quando estão marcadas competições em diferentes pontos da cidade. A estimativa da prefeitura é receber cerca de 450 mil turistas durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

    Especialista em transporte urbano da UFRJ, Ronaldo Balassiano diz que o sistema será suficiente para os Jogos, mas lembra que, para a população da cidade, é “um ponto de partida para um transporte melhor”. A Olimpíada tirou do papel projetos de mobilidade engavetados há décadas, mas a principal crítica é que o foco dos investimentos está nos locais de realização de jogos ou em pontos turísticos, o que é restrito para as necessidades de transporte da população.

    Fonte: Valor Econômico

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