Quase 45% dos passageiros do MT avaliam o transporte coletivo como ruim ou péssimo

    Quase metade dos usuários de ônibus em Cuiabá avaliaram o transportecoletivo na capital como ruim ou péssimo. Os dados são de uma pesquisa de opinião contratada pela Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec).
     
    Foram ouvidos 1.580 usuários entre os dias 7 e 31 de agosto deste ano. O estudo avaliou quesitos como acessibilidade, frequência no atendimento, conforto e segurança. A amostra considera uma margem de erro de 3%.
     
    De acordo com o resultado da pesquisa, para 28,99% dos usuários de ônibus em Cuiabá o serviço oferecido é ruim. Já para 15,19% das pessoas ouvidas o transporte é péssimo. Apenas 0,25% disseram que o serviço prestado é ótimo.
     
    A pesquisa ainda ouviu os usuários do transporte público sobre quesitos específicos como conforto e acessibilidade. Segundo o resultado, 56,97% das pessoas afirmaram que consideram a temperatura do ônibus ruim ou péssima e somente cerca de 2% dos entrevistados avaliaram a temperatura como ótima.
     
    Mais da metade dos usuários, que usa os ônibus para chegar até o trabalho, disseram que pegam os veículos lotados a maior parte das vezes durante o trajeto. Já 31,71% das pessoas ouvidas disseram que sempre viajam em ônibus lotados.
     
    Os entrevistados também avaliaram as condições físicas dos pontos de paradas. Para 61,07% dos usuários ouvidos, os locais são ruins ou péssimos. Apenas 0,32% considera os pontos ótimos. Já no quesito acessibilidade, os entrevistados – que são pessoas com deficiência, disseram que os veículos não estão adequados às necessidades dos passageiros.
     
    Horário dos ônibus
     
    Ainda conforme a pesquisa, quase 70% dos usuários ouvidos não confiam nos horários que ônibus circulam pelas ruas. Ao serem questionados sobre a pontualidade em que os veículos passam nos pontos, os entrevistados afirmaram que 48,99% dos ônibus não são pontuais.
     
    De acordo com o presidente da Arsec Cuiabá, Alexandre Bustamante, a ideia é que a pesquisa seja usada como instrumento da gestão pública. “O estudo é estratificado por linhas e faz um Raio-X do transporte coletivo. O objetivo é que os resultados possam ser usados para tomemos medidas específicas para cada localidade”, conclui. 
     
    Fonte: G1
    Compartilhe nas redes sociais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!