Projeto de lei sobre combustíveis limpos atrasa licitação do transporte público em SP

    Representantes da sociedade civil se reúnem com o presidente da Câmara dos Vereadores, Milton Leite (DEM), nesta quarta-feira (08), para tentar chegar a um acordo sobre o projeto de lei que prorroga o prazo para o fim das emissões de gases poluentes pelos ônibus de São Paulo. A revisão do artigo 50 da Lei nº 14.933/09 (Política Municipal de Mudança do Clima) hoje é o principal entrave para o lançamento do processo de licitação do transporte público municipal.
     
    Na reunião, representantes do projeto Cidade dos Sonhos, Greenpeace, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Minha Sampa e Rede Nossa São Paulo apresentarão estudos de viabilidade técnica e econômica que demonstram ser possível fazer a transição completa dos atuais ônibus a diesel para combustíveis 100% limpos em até 10anos. 
     
    O objetivo do encontro é sensibilizar o vereador para um problema que causa mais de quatro mil mortes por ano e gastos públicos de R$ 54 bilhões, segundo pesquisa do Instituto Saúde e Sustentabilidade, e tem se arrastado há meses sem resultados efetivos. Além dos impactos para a saúde pública, o atraso na proposição e votação do PL é o principal motivo da demora no processo de licitação da contratação das empresas que serão responsáveis pelos ônibus urbanos em São Paulo.
     
    A licitação está atrasada há mais de quatro anos causando prejuízos diários à Prefeitura, já que os contratos com as empresas de ônibus expiraram e elas estão operando em caráter de emergência.  
     
    De acordo com a legislação atual, o município deveria ter 100% de sua frota de transporte público municipal movida a combustíveis limpos até 2018. Às vésperas de expirar esse prazo, menos de 2% dos 14 mil ônibus que rodam na cidade são abastecidos com combustíveis não poluentes. No total são três ônibus elétricos, 200 trólebus e 10 ônibus movidos a álcool.
     
    Compartilhe nas redes sociais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!