Programa Volvo de Segurança no Trânsito influencia leis e normas de direção

    O Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST) está completando 30 anos de atividades neste ano. Durante o período, por meio de ações educativas, o projeto contribuiu com avanços em legislações e normatizações para segurança no trânsito, como a obrigatoriedade do para-choque traseiro para caminhões, o atual Código de Trânsito Brasileiro e a adoção do uso do cinto de segurança.      
     
    O Engenheiro Mecânico, José Ricardo Lenzi Mariolani, desenvolveu o programa em 1996 com o auxílio de professores e colegas de classe quando ainda era graduando da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e destaca a iniciativa. “O Programa Volvo de Segurança no Trânsito, por meio do Prêmio Volvo, foi importante para que a nossa ideia deixasse de ser um projeto acadêmico para se tornar uma defesa real dos ocupantes de automóveis”. 
     
    A norma proposta, porém, só foi aprovada e colocada em vigor pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), anos depois, a partir da conquista do Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito, por Ricardo Mariolani e equipe, em 2002. 
     
    O projeto ajudou a conscientizar motoristas de sobre a importância de adotar o cinto de segurança. Lançado pela Volvo na Suécia em 1959, o primeiro país a adotar o dispositivo como item obrigatório foi o Reino Unido, em 1966. No Brasil, o cinto se tornou obrigatório com a adoção do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em 1997. 
     
    O atual Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que entrou em vigor em 1998, foi uma das conquistas para a sociedade brasileira nos últimos anos. Durante o processo de elaboração do CTB, coube ao PVST o papel de incentivar o debate para uma legislação mais rigorosa, que contribuísse efetivamente com a redução dos acidentes, muitos deles provocados pelo sentimento de impunidade dos infratores.
    Compartilhe nas redes sociais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!