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Lançamento | quarta-feira, 31/05/2017 03:20

Primeiro caminhão autônomo do Brasil já opera em Maringá

Volvo desenvolve versão do VM para auxiliar na colheita da cana, que reduz as perdas com o pisoteamento
Volvo desenvolve versão do VM para auxiliar na colheita da cana, que reduz as perdas com o pisoteamento
A Volvo apresentou hoje (31/maio) em Maringá (PR) o primeiro caminhão autônomo desenvolvido no Brasil. Baseado na plataforma do VM, o veículo vem sendo desenvolvido há pouco mais de um ano e já opera de forma real nas lavouras da Usina Santa Terezinha, uma das empresas do Grupo Usaçucar, um dos maiores produtores e exportadores de açúcar do Brasil.
 
O VM Autônomo utiliza tecnologias disponíveis globalmente no Grupo Volvo e foi concebido para eliminar a perda de produtividade provocada pelo pisoteamento de soqueiras (brotos) durante a colheita. Segundo especialistas, o problema é responsável por prejuízos equivalentes a 12% da produção anual de cana-de-açúcar. Com a adoção da nova tecnologia, cerca de 4% das perdas são eliminadas, já que o caminhão autônomo pode rodar ao longo das linhas da plantação sem passar por cima das soqueiras, com uma precisão de 2,5 centímetros.
 
“Somos reconhecidos mundialmente por soluções de transporte inovadoras. Este é mais um lançamento que vai revolucionar o transporte no agronegócio brasileiro, um dos mais competitivos do mundo”, declara Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina. “Mais uma vez, mostramos a força da inovação e da liderança em tecnologia presentes no DNA  da Volvo”, complementa o presidente.
 
Para Paulo Meneguetti, diretor financeiro e de suprimentos do Grupo Usaçucar, cliente da Volvo há 30 anos, o pisoteamento de soqueiras é o principal malefício da cultura da cana-de-açúcar no Brasil. “Por isso, não esmagar os pés de cana remanescentes na colheita era uma reivindicação antiga do setor sucroalcoleiro”, ressalta. “Esta nova tecnologia contribuirá decisivamente para melhorar a produtividade na operação”, completa Meneguetti.
 
Segundo o diretor, a precisão no trajeto do caminhão na plantação é extremamente importante, porque as soqueiras resultantes da colheita vão se transformar novamente em pés adultos de cana-de-açúcar nas safras subsequentes. Como a colheita ocorre num período curto de tempo, o trabalho tem que ser feito 24 horas por dia, sete dias por semana. 
 
Tecnologia de ponta
 
“A tecnologia da Volvo proporciona alta precisão no traçado do caminhão, enquanto o motorista acompanha a operação e utiliza o seu tempo para outras tarefas importantes, como o transbordo, o descarregamento e outros controles administrativos da operação”, comenta Bernardo Fedalto, diretor de caminhões Volvo no Brasil. “O setor sucroalcooleiro opera com larga escala, pois as margens de lucro são estreitas. Nossa solução garante maior produtividade no campo e mais rentabilidade no negócio”, destaca Fedalto.

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