Portos do Paraná realizam monitoramento da fumaça emitida pelos caminhões

    A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), com o objetivo de garantir que as emissões atmosféricas estejam dentro dos limites permitidos, está monitorando a fumaça emitida pelos caminhões que chegam a Paranaguá. A avaliação é feita em cerca de 400 veículos por mês e 95% deles estão com a manutenção em dia.
     
    De acordo com o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, o acompanhamento constante influencia na qualidade do serviço prestado nos portos do Paraná e nas condições de vida e trabalho, evitando danos à saúde de moradores e trabalhadores e garantindo a preservação da natureza.
     
    “Esse monitoramento é mais uma das ações que desenvolvemos em benefício das pessoas e do meio ambiente e comprova que é possível a harmonia entre as operações portuárias e o desenvolvimento sustentável”, explica.
     
    Para realizar o procedimento, uma equipe do setor do Meio Ambiente analisa a fumaça que sai do escapamento, com base na Escala de Ringelmann. É utilizado um cartão com cinco tonalidades de cinza, em uma escala da mais clara à mais escura. Se a fumaça for enquadrada nos dois tons mais claros o caminhão está dentro da regularidade, o que acontece com 19 em cada 20 veículos que passam pela cidade em direção ao porto.
     
    Porém, se a cor se encaixar na escala 3, 4 ou 5, o resultado é um sinal de que o caminhão precisa passar por manutenção. “Nesse caso, a equipe orienta os caminhoneiros sobre as medidas necessárias e a importância do cuidado permanente”, explica o diretor de Meio Ambiente, Bruno da Silveira Guimarães.
     
    Nos últimos cinco anos a Appa investiu aproximadamente R$ 35 milhões em mais de 40 programas de meio ambiente. Devido a estas ações, o Porto de Paranaguá saltou da 26ª posição, em 2012, no Índice de Desempenho Ambiental da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), para a 3ª colocação, em 2016, em qualidade de serviços ambientais.
    Compartilhe nas redes sociais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!