Portos brasileiros registram alta na movimentação de cargas

    A movimentação de cargas nos principais portos brasileiros registrou aumento no primeiro quadrimestre de 2015. Entre os portos que mais embarcaram cargas, estão Paranaguá, Natal, Suape, Espírito Santo, Ilhéus e Santos.

    O Porto de Santos atingiu novo recorde superando em 3,58% a verificada em 2013. Com 35,82 milhões de toneladas operadas, o acumulado deste ano superou o realizado em igual período do ano anterior em 4,7%. A exportação de soja por Paranaguá bateu o recorde histórico de movimentação mensal em abril deste ano. Ao longo do mês passado, o porto escoou 1, 476 milhão de toneladas de soja, superando o recorde anterior de 1, 447 milhão de toneladas, registrado em março de 2014 em 2%.

    Em relação a abril de 2014 a diferença é de 6%. No acumulado dos quatro meses do ano, já foram embarcados 2,8 milhões de toneladas de soja. O recorde nas exportações de soja foi o principal responsável pelo aumento das exportações gerais pelo porto paranaense em abril de 2015. Em relação ao mesmo mês do ano passado, a alta foi de 7%.

    Em Suape, a movimentação de cargas chegou ao volume recorde de quase 5 milhões de toneladas. Entre as cargas movimentadas, os granéis líquidos foram os responsáveis pelo aumento, já que registraram o crescimento de 59% em relação aos três primeiros meses de 2014. Este ano, já passaram pelo Porto de Suape 3,56 milhões de toneladas de granéis líquidos, contra 2,24 milhões do ano passado.

    O Porto de Natal e o Terminal Salineiro de Areia Branca registraram aumento de 15% na movimentação geral até abril. O bom desempenho se deve à melhoria do volume de sal movimentado em Areia Branca e à movimentação de frutas, trigo e equipamentos eólicos em Natal. Os portos movimentaram este ano 736 mil toneladas, contra 639 mil do mesmo período de 2014.

    Já no Espírito Santo, os portos de Vitória, Vila Velha, Barra do Riacho e Praia Mole, também movimentaram mais cargas no quadrimestre. Os TUPs (Terminais de Uso Privado) impulsionaram um aumento de 17% em relação a 2014, movimentando 9,5 milhões de toneladas no período.

    O Porto de Ilhéus registrou crescimento expressivo na movimentação de cargas no quadrimestre: 50,3% em relação ao mesmo período de 2014 a 2015. Alta foi puxada pelos embarques de novas cargas, como minério de ferro e minério de magnesita.

    Fonte: Guiamaritimo – Portal

    Compartilhe nas redes sociais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!