Porto de Santos atingirá marca de 50 milhões de TEU em maio

    O Porto de Santos se prepara para atingir, nos próximos dias, a marca de 50 milhões de TEU movimentados em toda a sua história. TEU é a sigla de Twenty-feet Equivalent Unity ou, na tradução do inglês, unidade equivalente a um contêiner de 20 pés. Trata-se da forma que o mercado utiliza para contar o número de contêineres transportados.

    A expectativa foi anunciada pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a Autoridade Portuária de Santos.

    Esse levantamento é feito por técnicos da Codesp. Até março, o Porto movimentou 49,6 milhões TEU. Nessa época do ano, os terminais da região embarcam ou desembarcam cerca de 300 mil TEU por mês.

    A contagem da companhia começou em 1970, quando passaram pela região 1.962 TEU. Mas esse tipo de operação é realizado no complexo, mesmo que de forma experimental, desde 1965, quando chegaram os dois primeiros contêineres, segundo registros da Codesp. Conforme a Autoridade Portuária, esses dois foram descarregados pela cábrea Sansão (guindaste instalado em balsa utilizado para a movimentação de cargas especiais), de propriedade da companhia.

    O embarque e o desembarque de contêineres só foram avançar no cais santista em 1981, com a inauguração do Terminal de Contêineres (Tecon), hoje administrado pela Santos Brasil, na margem esquerda do Porto. Atualmente, o complexo conta com mais cinco instalações especializadas nesse tipo de operação – além do Tecon, há as unidades da Embraport, da Brasil Terminal Portuário (BTP), da Libra Terminais, do Ecoporto Santos e do Grupo Rodrimar.

    Conforme a Codesp, a carga conteinerizada responde atualmente por cercade 25% da movimentação total do Porto em toneladas. O principal produto transportado nesses recipientes é o café. No ano passado, foram mais de 1,6 milhão de toneladas.

    Fonte: A Tribuna

    Compartilhe nas redes sociais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!