Ônibus urbano perde três milhões de passageiros por dia, afirma NTU

    Três milhões de passageiros por dia deixaram de utilizar os ônibus urbanos nos deslocamentos realizados em 2016. É o que aponta o levantamento anual divulgado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) na última quinta-feira (24). O estudo registra redução média de 8,2% em relação ao ano de 2015, com base na análise consolidada dos dados de abril e outubro.
     
    Nos últimos três anos, o nível da queda de passageiros atingiu 18,1%. Os dados são baseados em nove das principais capitais brasileiras (Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo), que concentram 37% da demanda transportada no Brasil.
     
    Em 2016, a quantidade de passageiros transportados diariamente por veículo caiu 4,6% comparativamente com o ano de 2015. Igualmente à série histórica de transporte, nos últimos três anos (2013-2016) esse indicador destaca-se por apresentar níveis anuais mais intensos de diminuição, similares aos resultantes no início da coleta de dados. Nos 24 anos de acompanhamento, a redução total do carregamento diário por coletivo para o mês de outubro é de 46,3%.
     
    O levantamento aponta a crise econômica do país e o desemprego como os principais vilões da tendência acentuada de redução de passageiros. “Certamente, são fatores que interferem na dinâmica da mobilidade urbana das cidades, mas temos que levar em conta também outras distorções do sistema de transporte urbano, como a falta de fontes de financiamento para a tarifa, hoje paga exclusivamente pelo usuário”, avalia o presidente executivo da NTU, Otávio Cunha. 
     
    Em 2016, nãohouve alteração no comportamento histórico da demanda de passageiros equivalentes transportados em relação aos demais anos da nova série iniciada em 2013. Desde então, o transporte público por ônibus deixou de transportar, anualmente, significativas parcelas de usuários. 
     
    Com relação à quilometragem produzida, em 2016 ela foi reduzida em 2,0% em comparação ao ano de 2015, considerando a média dos meses de abril e outubro. Esse comportamento aponta para uma tendência de redução da oferta de serviços nos anos mais recentes.
     
    Veja a evolução dos indicadores da demanda por transporte público (ônibus):
     
    Leia a pesquisa na íntegra. Clique aqui!
     
    Fonte: NTU
     
    Compartilhe nas redes sociais

    1 COMENTÁRIO

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!