Acompanhe a Editora Frota
Para prevenir o envio de spam, deixe este campo em branco.

 

Você está aqui

Mobilidade Urbana | quarta-feira, 09/11/2016 11:02

Ônibus da Volvo opera mais que a metade do tempo em modo elétrico

Resultados do HibriPlug, que está em operação teste desde agosto, em Curitiba, contribuem para novos projetos de eletromobilidade da empresa

Em testes desde agosto, a Volvo apresentou recentemente os primeiros resultados operacionais do HibriPlug, um ônibus elétrico que é recarregado em um dos pontos finais na cidade de Curitiba. Os primeiros resultados demonstram que o veículo está operando 55% do tempo no modo 100% elétrico, consome 65% menos combustível que o modelo convencional a diesel e 30% menos que híbrido convencional.

Segundo engenheiros da empresa, se a tecnologia contemplasse duas ou mais estações de recargas, a propulsão elétrica seria maior. Atualmente, o veículo é recarregado apenas em uma estação.

Mesmo assim, este cenário possibilita redução de 55% em CO2, 540% menos NOX e 1.500% menos material particulado (fumaça preta) quando comparado ao modelo a diesel com tecnologia Euro 3, que circula na mesma linha.  Além dos dois veículos, um híbrido articulado opera na linha 285 – Juvevê – Água Verde.

De acordo com a empresa, a capital do Paraná serve como laboratório para a América do Sul. “Os resultados dos testes nos oferecem informações importantes para o desenvolvimento de um projeto sólido de eletromobilidade no continente”, explica André Trombini, gerente de estratégia e novos negócios da Volvo Bus Latin America.

Os testes devem durar até janeiro de 2017. A Volvo ainda confirmou que possui plena capacidade para fabricar veículos deste tipo em larga escala.

Fonte: Diário do Transporte

Deixe seu comentário