Museu de Logística deve ser inaugurado em 2017

    O Museu de Logística Luiz de Queiroz teve seu projeto lançado nesta segunda-feira, 21, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ). Com o objetivo de compartilhar com a sociedade a realidade da logística brasileira, o projeto foi desenvolvido focando em iniciativas que envolvam os equipamentos de transporte responsáveis pela movimentação das diversas cargas do país abrangendo diferentes modais, como o rodoviário, ferroviário, dutoviário, hidroviário e aeroviário.

    A iniciativa é do Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial (ESALQ-LOG). “A proposta é expor equipamentos de transportes nos diversos modais, com objetivo de preservar a memória e disseminar a importância dessa área afim de despertar a necessidade de termos uma mobilidade mais adequada no país”, explica o professor José Vicente Caixeta Filho, coordenador da ação.

    O Museu será sediado no Grupo ESALQ-LOG, funcionará ao ar livre e ocupará uma área de3.113 m2 em área compartilhada atualmente pelos departamentos de Economia, Administração e Sociologia e também de Produção Vegetal. Segundo Caixeta, a iniciativa está em fase de captação de peças relacionadas ao transporte de cargas e já conta com o apoio das empresas Raízen Energia e Rumo Logística, que são ligadas ao setor logístico e do agronegócio que inicialmente fizeram doações de barcaça, locomotiva e vagões ferroviários.

    Augusto Assis Neto e Débora Barros, respectivamente gerente administrativo e coordenadora de Relações Externas da Raízen, estiveram presentes no lançamento. “É importante podemos contribuir com a comunidade, inseridos na nova visão do que deva ser um museu, como algo vivo, além de estar alinhado em uma parceria com a ESALQ, instituição com a qual mantemos vários projetos em conjunto e de onde saem excelentes profissionais que ocupam hoje funções relevantes nas nossas empresas”, comentou Assis Neto.

    A previsão é que que o Museu seja inaugurado em agosto de 2017, quando a cidade de Piracicaba completará 250 anos. “Esse projeto, que está diretamente ligado à área de Museologia, oferecerá a toda a população não somente a oportunidade de contemplar seu acervo, mas também de refletir sobre o significado dessas tecnologias com vistas ao desenvolvimento da nossa sociedade”, observou o diretor da ESALQ, professor Luiz Gustavo Nussio, durante o lançamento do projeto.

    Compartilhe nas redes sociais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!