Municípios apresentam propostas de regulamentações do TRC para São Paulo

    Na última terça-feira, 02, aconteceu mais uma reunião do Grupo de Trabalho, formado por técnicos e gestores da administração municipal das cidades da região metropolitana de São Paulo, em Guarulhos. O evento discutiu as regulamentações do transporte de cargas nestes municípios e contou com a participação das entidades Setcesp, IPTC, Agende e ANTP.
     
    O grupo foi iniciado em julho deste ano e cada município teve a incumbência de indicar representantes para participar das reuniões, colaborando com ideias e propostas relativas a padronização das regulamentações do transporte de cargas na RMSP, visando facilitar o trânsito de veículos por todas as regiões integrantes, sem que haja divergências nas restrições encontradas em cada cidade. 
     
    Como primeiro resultado, o Grupo de Trabalho chegou a sete propostas que tem como objetivo otimizar a logística urbana de abastecimento e distribuição na região metropolitana, diminuindo os problemas já conhecidos de carga e descarga em grandes centros. Conheça as propostas:
     
    Restrição horária de circulação de caminhões: As restrições deverão ser analisadas sob perspectiva da necessidade de cada município sem impedir o acesso ao município vizinho quando carga for de passagem.
     
    Padronização das medidas dos Veículos de Carga Urbana (VUC): Acordou-se adotar a medida de 7,20m de comprimento x 2,20m de largura para o VUC, com tolerância de 10cm.
     
    Circulação irrestrita para o VUC: Quanto à restrição de circulação, considerar somente o caminhão de grande porte, permitindo a circulação do VUC por áreas e horários restritos.
     
    Idade da frota: A idade máxima da frota do VUC deve ser de 12 anos, sendo dever de cada município fazer o levantamento de sua frota e possivelmente um período de transição.
     
    Vagas para carga e descarga: É necessário que cada município faça um mapeamento das vias e verificar a viabilidade de instituir vagas de carga e descarga em zona azul/marrom, evitando a parada de veículos que não estejam realizando carga e descarga. 
     
    Cadastramento e Vistoria: Criação de um sistema único para a região metropolitana de cadastro para os transportadores. 
     
    Placas de Regulamentação das áreas de Carga e Descarga: No caso de vagas para carga e descarga, sugere-se utilizar a placa Carga e Descarga, sem a especificação do veículo.
     
    Fonte: Setcesp
     
    Compartilhe nas redes sociais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!