O Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil está lançando o primeiro suplemento da coleção “Corredores de Transportes“. O trabalho faz parte de uma série de estudos técnicos produzidos pelo orgão, com o objetivo de retratar e analisar o escoamento das principais commodities produzidas no país, incluindo a indústria de automotiva.
Os suplementos serão publicados a cada quatro meses. O primeiro caderno trata da movimentação logística do complexo da soja e do milho, desde a sua origem, nas regiões produtoras, até os destinos finais, em portos e centros de consumidores. A análise do escoamento dessas duas commodities – que registraram em 2016/2017 a maior safra da história, com expectativa de 220 milhões de toneladas -, diagnosticou as condições e capacidade das rodovias, hidrovias e ferrovias. Além disso, identificou que faltam pavimentação e sinalização nas estradas; melhor adequação de canais nas hidrovias; e controle eficiente de trens.
Os próximos cadernos vão analisar a movimentação do petróleo e combustíveis, minério de ferro, açúcar, carne e automóvel. De acordo com o estudo realizado pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), Transporte & Desenvolvimento – Entraves Logísticos ao Escoamento de Soja e Milho, há problemas graves no escoamento. Somente as condições do pavimento das rodovias levam a um aumento de 30,5% no custo operacional. Se fossem eliminados os gastos adicionais devido a esse gargalo, haveria uma economia anual de R$ 3,8 bilhões.
Para ter acesso a estudo completo clique em:
http://www.transportes.gov.br/images/2017/05/Relatorio_Corredores_Logisticos_VolumeI_VersaoI_Soja_Milho.pdf