MG está em terceiro lugar no ranking de carga roubada no país, afirma Firjan

    Um levantamento da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) apontou que o Estado de Minas Gerais ocupa a terceira colocação no ranking de ocorrências de roubos de carga no Brasil. 
     
    De acordo com o assessor de segurança da Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de Minas Gerais (Fetcemg), Ivanildo Santos, ainda há casos em que o roubo acontece em Minas, mas é registrado em outros estados, como São Paulo ou na Bahia, onde o motorista é abandonado, dificultando a obtenção de números mais precisos. 
     
    Segundo o profissional, baseado nas estatísticas da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), só no ano passado, o prejuízo do tipo de crime foi de mais R$ 113 milhões no Estado. A Fetcemg ainda não compilou as estatísticas deste ano, mas a estimativa do especialista é que, até agosto, mais de R$ 110 milhões em cargas transportadas foram perdidos para o crime.
     
    O alto número de ocorrências de roubos e furtos de cargas reflete no encarecimento do frete, chegando a impactar no bolso do consumidor. Hoje, o gerenciamento de risco já representa 25% da despesa do frete, e já está, junto com pneu e combustível, entre os três itens que mais pesam para o transportador.
     
    “Está sendo necessário fazer um investimento em rastreadores, centrais de monitoramento e, em alguns casos, até em escolta armada. Uma transportadora que tenha tido dois ou três roubos em um ano já encontra dificuldade para renovar a apólice de seguro. Quando não é negada, o valor é majorado”, diz Santos.
     
    Em recente audiência na Assembleia Legislativa, representantes da Polícia Civil reconheceram que o problema é grave e defenderam uma legislação mais rigorosa para esse tipo de crime. O subinspetor de Polícia, Wanderson Silva, destacou a realização de ações de prevenção e repressão, que, de acordo com ele, já teriam garantido uma redução de 45% dos roubos de carga entre julho de 2016 e o mesmo mês deste ano.
     
    Fonte: Hoje em Dia
     
    Compartilhe nas redes sociais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!