Acompanhe a Editora Frota
Para prevenir o envio de spam, deixe este campo em branco.

 

Você está aqui

Mercado automotivo | quinta-feira, 02/03/2017 11:14

Mesmo com queda nas vendas no bimestre, revendas projetam crescimento em 2017

Emplacamentos de automóveis e veículos comerciais acusaram redução de 8,57% em fevereiro, mas a média diária de licenciamentos apontou melhoria

A Fenabrave, que reúne os distribuidores de veículos no país, afirmou em comunicado que projeta um crescimento moderado da ordem de 3,11% para o mercado automotivo em 2017, na somatória de todos os segmentos. Nas contas da entidade, os automóveis e comerciais leves poderão acusar uma evolução de 2,04% no comparativo com o ano anterior, enquanto os caminhões e ônibus devem crescer 3,15”, sendo 2,8% para os comerciais de carga e 4,40% para os de passageiros.

Segundo Alarico ssumpção Júnior, presidente da Fenabrave, o mercado automotivo passará por um momento de retomada, mesmo que moderada, ao longo do ano, com a expectativa de maior crescimento a partir do segundo semestre. “Dificuldades como essas, agregadas ao baixo índice de confiança, fizeram com que as famílias e as empresas se retraíssem em relação ao consumo, retardando a tomada de decisão para a compra de veículos novos", completou.

O anúncio coincidiu com a divulgação do número de emplacamentos de fevereiro, que encerrou com queda de 8,57% em todo o setor. O resultado negativo também foi provocado pelo fato do mês de ter quatro dias úteis a menos. Ao todo, foram emplacadas 204.938 unidades no segundo mês de 2017, ante as 224.138 registradas no mês anterior. Já no acumulado de janeiro e fevereiro a retração foi ainda maior, da ordem de 14,88%, resultado do emplacamento de 429.076 unidades, ante 504.067 licenciadas em 2016.

Além dos dias úteis a menos em fevereiro, o resultado do mês também reflete a sazonalidade de início de ano, onde as vendas, historicamente, são mais baixas, explicou Alarico Assumpção Júnior. “Porém, já observamos uma melhora na média de vendas diárias, que cresceram 12,7% em fevereiro, chegando a 7.356 automóveis e comerciais leves emplacados todos os dias", ressaltou, confiante na retomada do mercado

Deixe seu comentário