Média de 1h é tempo gasto por 31% dos brasileiros no trânsito diariamente

    Ao menos 31% dos brasileiros passam mais de uma hora por dia para se deslocar para o trabalho ou para escola, aponta pesquisa divulgada ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em 2011, primeiro ano da pesquisa sobre mobilidade urbana, 26% gastavam mais de uma hora – aumento de 19,25%. A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 8 de setembro, com 2.002 pessoas em 142 municípios.

    Nas cidades com mais de 100 mil habitantes, 39% deles passam mais de um hora no trânsito, desses 4% gastam mais de três por dia. “Quanto maior o município de residência dos brasileiros, maior o tempo que eles gastam em seus deslocamentos rotineiros para trabalho ou estudo”, aponta CNI. Já nos municípios com até 20 mil habitantes, apenas 16% gastam mais de uma hora em seu deslocamento diário.

    José Augusto Fernandes, diretor de Políticas e Estratégia da CNI, afirma que o trânsito afeta a produtividade do trabalhador e, consequentemente, a competitividade da indústria e do país. “O principal efeito é o atraso, tanto dos trabalhadores, quanto do fluxo de bens. Além disso, os trabalhadores chegam cansados, o que eleva o estresse e reduza qualidade de vida. Tudo isso tem impacto na produtividade do trabalhador, afetando a produção da indústria.”

    Os brasileiros cujo meio de locomoção mais utilizado é o ônibus público são os que passam mais tempo no trânsito. De acordo com a pesquisa, 22% levam mais do que duas horas, 28% levam entre uma e duas horas e 51% levam até uma hora em seus deslocamentos diários. Em segundo lugar, aparece os brasileiros que usam ônibus/van fretados: 15% leva mais de duas horas, 27% entre uma e duas horas, e 257% até uma hora. Em seguida, 24% dos motoristas de carro passam mais de uma hora no trânsito, seguidos pelos motociclistas (18%), pelos que andam de bicicleta (19%) e os que preferem ir a pé (14%).

    Fonte: Folhapress

    Compartilhe nas redes sociais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!