Marcopolo desenvolve poltrona antissono para motoristas

    A Marcopolo anuncia o desenvolvimento de uma poltrona equipada com dispositivos que ajudam a prolongar o estado de atenção dos motoristas com o objetivo de impedir que eles durmam durante a condução dos ônibus. O protótipo foi desenvolvido pela equipe do centro de inovação da encarroçadora em parceria com o Centro Multidisciplinar de Sonolência e Acidentes (CEMSA) e a Woodbridge e será mostrado com exclusividade durante o Congresso SAE Brasil, que será realizado de 25 a 27 de outubro no Expo Center Norte, em São Paulo.

    Denominado Antisleep Seat, o assento antissono possui um sistema de monitoramento de fadiga, um dos principais motivos e causas da sonolência ao volante, tanto a física quanto a mental. Para prolongar o alerta do condutor neste estado, bem como sua velocidade de reação, a poltrona vem equipada com métodos distratores, que serve para distrair o motorista. Entre eles, são utilizados vibração eletromecânica, refrigeração e aquecimento, que provoca estresse térmico reduzindo a sonolência e aumentando o estado de alerta.

    O banco possui módulo integrado, responsável por coletar diferentes dados sobre o estado de fadiga do motorista, bem como tempo de viagem e horário. Com estes dados, o algoritmo desenvolvido pela CEMSA, baseado em estudos sobre o ciclo biológico dos seres vivos, define a sequência de distratores mais adequada àquela viagem, atuando de forma customizada e de maneira preventiva.

    Diferentes de sistemas que atuam de forma reativa, o que, segundo o CEMSA, podem emitir alertas já considerados tardios dependendo do grau de fadiga, a Antisleep Seat atua na prevenção, por meio de dados específicos do motorista e da jornada, diminuindo o risco de acidente.

    Foram realizados testes em simuladores com diferentes condições de fadiga e estímulos, o que segundo a empresa, comprovaram a eficácia do sistema. Segundo Petras Amaral, gerente de design e inovação da Marcopolo, o Antisleep Seat pode ser tratado como um sistema anti fadiga e não simplesmente uma poltrona, o que pode ser uma oportunidade de integração dos dados do padrão de sono dos motoristas com a da gestão de frota dos operadores em tempo real.

    Os testes finais e apresentação da poltrona a clientes e operadores estão previstos para o fim deste ano e início de 2017.

    Fonte: Automotive Business

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