Marcopolo comemora 30 anos dos sistemas SUMAM e SIMPS

    A Marcopolo comemorou, em novembro, 30 anos de introdução do SUMAM – Sugestões de Melhoramentos do Ambiente Marcopolo e também do SIMPS – Sistema Marcopolo de Produção Solidária.

    Segundo a encarroçadora de ônibus, os sistemas mudaram a forma de setorizar a produção e de relacionamento entre os funcionários e a comunidade, sendo considerados um divisor de águas para o crescimento da empresa.

    Em nota a Marcopolo, diz que tudo começou com uma viagem do presidente da empresa, Paulo Bellini, ao Japão, em 1986, e conta que agora os programas têm sido revitalizados com base no sistema Toyota de produção.

    “Justamente em busca de mais conhecimento, viajei, em 1986, com outros executivos da empresa ao Japão e, na volta, durante um ano, reunimos todos os colaboradores interessados e compartilhamos as novidades que havíamos visto na viagem”, conta o executivo.

    Posteriormente, o SUMAM e o SIMPS serviram de base para o Sistema Marcopolo, que passou a reunir as principais ferramentas e técnicas utilizadas como suporte para a produção, como o Programa 5S, Kanban, Qualidade e outros, que foram evoluindo com o passar do tempo.

    Em 2016 a Marcopolo iniciou um novo ciclo, “revitalizando” esses programas, tendo como base a filosofia Lean Manufacturing, inspirada no Sistema Toyota de Produção, e usando ainda mais o Kaizen como ferramenta de melhoria contínua. O objetivo da companhia é aumentar a competitividade da empresa, utilizando novas tecnologias e reforçando o trabalho padronizado, a segurança, a qualidade, a logística e os custos. 

    Compartilhe nas redes sociais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!