Justiça determina que Detran-SP exija o exame toxicológico para motoristas

    O Desembargador Federal de São Paulo, Antônio Cedenho, revogou a liminar concedida pela primeira instância que suspendia a exigência do exame toxicológico de larga janela para condutores com habilitações nas categorias C, D e E.

    A liminar foi obtida pelo Detran de São Paulo em dezembro de 2015, quando efetivamente não haviam laboratórios credenciados para a realização dos exames e coleta das amostras. Em fevereiro o Denatran indicou os laboratórios que montaram a rede de coleta em todo país, principalmente São Paulo. Apesar disso, a liminar continuou em vigor enquanto o juiz não avaliou o mérito. Com a revogação da liminar pelo Desembargador, os motoristas são obrigados a realizar o exame nas categorias mencionadas.

    Pela avaliação do SOS Estradas, pelo menos 26 mil motoristas prováveis usuários de drogas, receberam a CNH nas categorias C, D e E, no Estado de São Paulo, desde que a obrigatoriedade do exame toxicológico passou a ser exigido em 02 de março de 2016, em função da Lei 13.103/15. Este universo representa cerca de 10% dos condutores que renovaram a carteira no Estado. Em função da não exigência do exame em São Paulo, motoristas de outros estados que não passariam no exame porque detecta o uso de drogas nos 90 dias anteriores a coleta, estavam transferindo seu domicílio temporariamente para São Paulo a fim de renovar a carteira sem fazer o exame.

    O mesmo fenômeno foi observado em alguns estados que tiveram liminares. Atualmente somente Rondônia, Ceará e Mato Grosso do Sul ainda tem liminares e a estimativa é que todas caiam ainda este mês, já que as decisões dos juízes têm sido sempre favoráveis a aplicação do exame. Mesmo os que concederam liminares o fizeram por falta de rede de pontos de coleta das amostras.

    Por este e outros motivos, o Desembargador Cedenho justificou sua decisão afirmando: “O perigo de lesão irreparável ou de difícil reparação decorre do adiamento na implantação do exame toxicológico e da manutenção do nível de insegurança nas rodovias do Estado de São Paulo”.

    Compartilhe nas redes sociais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!