Investimento da indústria deve cair pela metade, aponta estudo da Fiesp

    O investimento da indústria deve somar neste ano R$ 48,4 bilhões, um recuo de 50,4% em relação ao aplicado em 2015, segundo a Pesquisa Fiesp de Intenção de Investimento 2016.

    De acordo com o levantamento feito pelo Decomtec, Departamento de Competitividade e Tecnologia da Fiesp, 56,6% das empresas pesquisadas declararam não ter realizado investimentos em 2015, e 73,2% não irão investir este ano. Com o recuo, o setor manufatureiro deve contribuir para a queda do investimento total. A formação bruta de capital fixo deve cair de 18,2% para 17% do PIB de 2015 para o fim deste ano, segundo projeção do estudo.

    A pesquisa foi realizada com base em uma amostra de 1.120 empresas de vários portes e setores industriais, e seus resultados reforçam a gravidade da crise econômica atual, uma das piores da história brasileira. As entrevistas foram realizadas entre os dias 14 de março e 22 de abril de 2016, antes da mudança no governo federal.

    Segundo o diretor do Decomtec, José Ricardo Roriz Coelho, a pesquisa captou os ânimos das indústrias antes da abertura do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. Ele diz que há um otimismo maior hoje dos representantes das empresas com o governo do presidente interino Michel Temer, mas os dados conjunturais e o cenário que levaram aos resultados da pesquisa ainda não se alteraram.

    Fonte: Fiesp

    Compartilhe nas redes sociais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!