Idec realiza lançamento de site sobre mobilidade urbana

    Nesta quinta-feira, 21, dia em que comemora 29 anos, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lança o site MoveCidade, fruto de uma parceria com o Instituto Clima e Sociedade e o LED – Laboratório de Experimentação Digital.

    Povoado por conteúdo multimídia em formatos variados, o site aborda de maneira visual e simples os principais conceitos de mobilidade urbana, trazendo animações, histórias em quadrinhos e infográficos. O objetivo é aproximar o cidadão do tema e facilitar o engajamento da população.

    “O direito à cidade está ligado à possibilidade que os diversos grupos sociais têm de se deslocar pelos centros urbanos e efetivar direitos garantidos na Constituição. O Código de Defesa do Consumidor, por sua vez, determina que transporte público deve ser um serviço de qualidade, oferecido de maneira a garantir a saúde e a segurança do consumidor”, afirma Teresa Liporace, assessora de projetos do Idec.

    Segundo uma pesquisa do Idec em parceria com o DataPopular, publicada em março, o transporte público é um dos setores que mais causam transtorno ao consumidor. Porém, de acordo com o levantamento, as pessoas dirigem suas reclamações a parentes e amigos ao invés de procurar pelos canais oficiais.

    Para ajudar a combater o cenário de descontentamento difuso e facilitar o acesso àspáginas públicas de queixas e reclamações, o site MoveCidade traz também uma página com os links diretos para os serviços oficiais de atendimento relacionados à mobilidade nas capitais do Brasil.

    O site MoveCidade faz parte de um conjunto de inciativas voltadas para uma atuação mais permanente do Idec na questão da mobilidade urbana. A plataforma contempla outras ações, como o lançamento em setembro, mês da mobilidade, de um aplicativo gratuito voltado para a avaliação independente de linhas de ônibus, metrô, trens e bicicleta.

    Compartilhe nas redes sociais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!