Governo designa Eliseu Padilha para se reunir com caminhoneiros

    Lideranças dos caminhoneiros esperam se reunir na próxima semana com representantes da agronegócio para tentar um acordo sobre os valores de frete a serem aplicados neste início da safra brasileira de grãos. A informação é do Broadcast Agro, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado. O encontro, ainda sem data definida, está sendo articulado pelo senador José Medeiros (PSD-MT), que vem intermediando as conversas.

    Depois de ser reunir com o presidente Michel Temer, ontem (19) em Brasília, Medeiros conseguiu que o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, receba representantes da categoria. O senador disse esperar que a negociação com o setor privado avance enquanto tramita na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados o projeto de lei (PL) 528/2015, de autoria do deputado Assis do Couto (PT-PR), que cria uma política de preços mínimos do transporte rodoviário de cargas. Medeiros contou ter convidado para a conversa, além de tradings, também a Associação Brasileira Indústrias Óleos Vegetais (Abiove) e a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag).

    Procurada, a Abiove afirmou, por meio de sua assessoria, não ter “agenda com os caminhoneiros”. “Os preços são determinados livremente pelo mercado, pelas condições de oferta e demanda. Cada empresa determina a sua política de fretes de forma livre e individual. Não cabe à Abiove conversar sobre preços de frete.” No mercado, há relatos de que exportadores teriam sinalizado disposição de elevar o valor pago pelo frete quando crescer a movimentação da safra de grãos, em fase inicial de colheita.

    No início da semana caminhoneiros interromperam o fluxo de caminhões em estradas brasileiras, em especial de Mato Grosso, para chamar a atenção dos custos do transporte. Além de uma tabela de preços mínimos para o frete, a categoria pede mais fiscalização pela Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT) e Receita Federal e argumenta que parte da receita do frete fica com atravessadores.

    Medeiros disse que, no encontro com o presidente Temer, pediu que a base do governo se empenhe na discussão no Congresso. “O presidente entendeu a relevância da situação e concordou em um encontro do governo com os caminhoneiros em Brasília na semana que vem”, relatou. Ao lado de Medeiros, o presidente Temer gravou uma mensagem em vídeo à categoria, prometendo empenho do governo federal na solução do impasse. “Designei o ministro Eliseu Padilha para ter uma conversa com o senador Medeiros e quem mais ele julgue importante participar para nos inteirarmos deste assunto e verificar se o governo tem condições de fazer alguma coisa”, diz Temer na gravação. Medeiros disse que a questão “é complexa, de mercado”. “Por isso foi passada para a equipe técnica do ministro Padilha”, explicou, afirmando que o governo entende ser esta uma questão “sensível”.

    Fonte: Broadcast Agro

    Compartilhe nas redes sociais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!