Governo de SP lança ferramenta que mapeia locais de acidentes de trânsito

    O governador Geraldo Alckmin lançou na quarta-feira, 07, uma ferramenta que mostra o local das mortes em acidentes de trânsito em todo o Estado de São Paulo, incluindo o perfil dasvítimas e das ocorrências. Inédito no país e atualizado mensalmente, o Infomapa SP é mais um instrumento, em complementação ao Infosiga SP – Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo, que já divulga mensalmente os indicadores de mortes e vítimas de acidentes de trânsito nos 645 municípios e rodovias paulistas.

    O georreferenciamento vai auxiliar os prefeitos e gestores públicos a tomarem providências sobre pontos críticos nas suas municipalidades. Todas estas ferramentas fazem parte do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, um programa do Governo do Estado de São Paulo que reúne dez secretarias e órgãos vinculados, além da iniciativa privada.

    “Estamos lançando uma nova ferramenta. Além de ter o banco de dados, teremos por georreferenciamento a localização do acidente em todos os 645 municípios. Os dados nos ajudam a prevenir acidentes e permite melhorar políticas públicas de educação e conscientização”, afirmou Alckmin.

    O governador destacou, ainda, que em 2016, por meio do Detran.SP, foram investidos R$ 10,5 milhões de recursos do Estado em iniciativas voltadas para fiscalização, sinalização e educação para o trânsito em 15 municípios e que esse montante será maior no próximo ano. “Serão R$ 100 milhões para 52 municípios. Os investimentos são provenientes das verbas de multas de trânsito do Detran.SP, ou seja, é infrator que está pagando para que possamos fazer ações de prevenção e conscientização para diminuir os acidentes”, disse Alckmin.

    As informações poderão ser filtradas por ano, mês, município e meio de locomoção da vítima. Ao clicar o ícone no mapa (automóvel, motocicleta, pedestre, bicicleta, ônibus, caminhão e demais), os cidadãos e gestores públicos poderão ter acesso a outros dados da vítima, tais como faixa etária e sexo, além da data do óbito e do tipo de acidente e turno da ocorrência.

    Tanto o Infosiga SP quanto o Infomapa SP são baseados na triagem e tabulação de boletins de ocorrência da Polícia Civil do Estado de São Paulo, para o cálculo das estatísticas relativas a óbitos no trânsito. Para levantamentos de acidentes de trânsito com vítimas são utilizados os dados recebidos pela Polícia Militar Estadual e Polícia Rodoviária Federal.

    O acesso ao Infomapa SP é no mesmo site dos dados do Infosiga SP: www.infosiga.sp.gov.br.

    Fonte: Detran.SP

    Compartilhe nas redes sociais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!