Governo amplia prazo para municípios elaborarem planos de mobilidade urbana

Medida Provisória assinada pelo presidente Temer posterga exigência legal que vencia dia 31 de janeiro para dezembro de 2021

O governo federal decidiu estender até 31 de dezembro de 2021 o prazo para todos os municípios brasileiros elaborarem e aprovarem planos de mobilidade urbana. É o que determina a Medida Provisória No 818/2018, editada pelo presidente Michel Temer e publicada no Diário Oficial de 12 de janeiro.

O novo dispositivo legal modifica trechos do Estatuto da Metrópole, de 2015, e da lei de diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, de 2012, que davam o prazo até 31 de janeiro de 2018 para sua implantação.

Com a extensão do prazo, os municípios poderão pleitear a elaboração dos planos por meio do programa Avançar Cidades – Mobilidade Urbana, que disponibiliza recursos para financiamento de planos em municípios com mais de 100 mil habitantes.

Martha Martorelli, gerente de planejamento da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, destacou a importância do Programa. “O Plano de Mobilidade Urbana é fundamental para o desenvolvimento do município e precisa estar alinhado com os princípios, diretrizes e objetivos da Política Nacional de Mobilidade Urbana para cumprir sua função”.

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!