Ford desenvolve um aplicativo para controlar linha de montagem

    A Ford desenvolveu um aplicativo para smartphone que permite aos empregados controlar a produção na fábrica através de um dispositivo portátil usado no pulso. Ele substitui o sistema baseado no registro em papéis e computador de mesa e evita que os empregados tenham de andar mais de um quilômetro por jornada.

    Depois do projeto piloto realizado na fábrica de Valência, na Espanha, o equipamento deve ser adotado em outras unidades pelo mundo. “A capacidade de verificar qualquer aspecto da qualidade e especificação na tela do smartphone ajuda a melhorar os processos de produção”, diz a vice-presidente de manufatura da Ford Europa, Linda Cash.

    O dispositivo Bluetooth identifica os requisitos exatos de inspeção de qualidade de cada veículo na linha de montagem. Os dados são mostrados na tela de pulso (sensível ao toque) e podem ser acompanhados e aprovados instantaneamente pela equipe. Segundo a Ford, o novo sistema ajudou a reduzir o erro humano em 7% e tornou cada inspeção sete segundos mais rápida.

    Em Valência, onde a produção anual chega a 400 mil veículos, isso representa boa economia de tempo para inspeções adicionais de qualidade. A unidade espanhola foi escolhida como piloto por causa de sua alta complexidade de produção, com seis diferentes veículos e centenas de especificações de modelos na linha: Mondeo, Mondeo Vignale, Kuga, Transit Connect, Tourneo Connect, S-MAX e Galaxy.

    “A resposta dos trabalhadores foi positiva e estudamos outras áreas onde seja possível implantar a inovação digital”, diz Garcia. Com o aumento do uso de dispositivos inteligentes portáteis, como relógios, óculos e medidores de desempenho físico, a Ford inaugurou este ano o Laboratório Experimental de Wearables Automotivos, dentro do Centro de Pesquisa e Inovação em Dearborn, nos Estados unidos. Cientistas e engenheiros trabalham no local para integrar os dispositivos portáteis aos veículos e tornar as tecnologias de assistência ao motorista mais eficientes.

    Fonte: Automotive Business

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