Acompanhe a Editora Frota
Para prevenir o envio de spam, deixe este campo em branco.

 

Você está aqui

Lançamento | segunda-feira, 09/10/2017 03:56

Ford Caminhões mostra modelo semiautônomo e apresenta boné alerta

A Ford realizou na última semana um evento para comemorar os 60 anos de produção do caminhão nacional F-600 em São Paulo. A empresa aproveitou a comemoração para apresentar o Cargo Connect, caminhão com configuração 8x2 e tecnologias semiautônomas, além do projeto "Boné Alerta" voltado para a proteção do motorista e prevenção de acidentes.
 
O novo modelo é um caminhão equipado com tecnologias de sensores, câmera, radar e outros recursos que trazem um novo nível de produtividade, controle, segurança e conectividade para o motorista e o gerenciamento da frota. Montado sobre um protótipo Cargo 2429 8x2, o primeiro da marca com essa configuração de tração, ele traz uma série de recursos semiautônomos com potencial de aplicação em veículos comerciais. 
 
Na área de segurança, o veículo traz inovações como sistema autônomo de frenagem, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, alerta de fadiga e monitoramento de 360 graus do caminhão com câmeras conectadas a uma central de operações.
 
As suas tecnologias incluem gerenciamento inteligente de carga, sistema de leitura de placas de trânsito, ajuste automático de torque e potência conforme o peso e condições de rodagem. Tem também um sistema de diagnóstico que orienta a manutenção preventiva para evitar paradas não programadas e um aplicativo em formato de game que ajuda o motorista a conferir e comparar o seu desempenho, monitorando vários dados da sua condução. 
 
Boné Alerta
 
O Boné Alerta, criado no Brasil, dispõe de recursos inteligentes que ajudam o motorista a dirigir com mais segurança. Seu objetivo é alertar o caminhoneiro aos primeiros sinais de sono ao volante para fazer uma parada e descansar antes de seguir viagem. Ele é equipado com sensores que monitoram os movimentos da cabeça e emite três tipos de alerta – vibratório, sonoro e visual – ao detectar sonolência. A novidade não tem data programada de lançamento, mas a montadora demonstrou interesse em compartilhar a tecnologia com parceiros e clientes para viabilizar a sua chegada ao mercado.

Deixe seu comentário