Financiamentos de veículos caem 20% no primeiro semestre de 2015

    De acordo com dados divulgados na sexta-feira, 14, pela Cetip, o número de veículos financiados entre janeiro e julho caiu 20% com relação ao mesmo período do ano passado, incluindo os segmentos pesado, leve e motocicletas. Foram 1,42 milhão de unidades vendidas a prazo contra as 1,77 milhão registradas há um ano.

    Considerando apenas o mercado de pesados – caminhões e ônibus – o volume de financiados caiu em proporção muito maior, pela metade: neste ano, 45,2 mil unidades foram negociadas a prazo, 50,4% menos que no ano passado quando os financiados chegaram a 91 mil. A participação dos financiamentos caiu 16 pontos porcentuais, passando de 95,5% para 78,8%.

    Já no mercado de leves, o volume de financiados recuou 22,4%, enquanto a quantidade de motocicletas financiadas apresentou queda de 9,4%.

    Modalidades

    Entre as modalidades para o financiamento de veículos, o consórcio foi a única opção que apresentou alta no acumulado do ano, de 0,4%, para 508,5 mil unidades. Os dados consideram as aquisições de veículos por cotas contempladas, mas não quitadas de consórcio. 

    No fechamento de julho, a modalidade representou 16,1% do total, sendo o CDC (crédito direto ao consumidor) a modalidade ainda com maior preferência entre os consumidores que financiam veículos, com 80,8% de participação do total das vendas financiadas no mês. 

    O leasing aparece com apenas 1,3% das preferências de financiamento. O uso do CDC caiu 12,5% no acumulado janeiro-julho contra iguais meses de 2014, enquanto o leasing recuou 24% na mesma comparação. 

     

     

    Usados

    Se o mercado de novos segue em crise, o de usados ganha consideravelmente mais adeptos, fazendo com que a queda dos financiamentos neste setor seja de menor proporção. O número de usados financiados nos sete meses completos do ano recuou 2,2%, para 1,75 milhão. O segmento de pesados registrou a maior queda entre os usados, de 6,3%, para 76,7 mil unidades contra as 81,9 mil unidades financiadas em iguais meses do ano passado, embora esta queda seja muito menor que a dos novos.

    As vendas de usados para veículos leves a prazo ficou 1,9% abaixo do volume registrado há um ano, para 1,61 milhão. Já o segmento de duas rodas verificou leve aumento de 0,6% nos financiamentos de motos usadas, de 61,8 mil para 62,2 mil unidades.

    Fonte: Automotive Business

    Compartilhe nas redes sociais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!