Estado institui Plano Estratégico de Logística e Cargas no Rio de Janeiro

     
    Foi publicado, no Diário Oficial da última segunda-feira, 29, o decreto que institui o Plano Estratégico de Logística e Cargas do Estado do Rio de Janeiro (PELC RJ 2045). O objetivo do documento é orientar as políticas públicas para consolidar e desenvolver a rede logística no estado, buscando maior eficiência e redução de custos.
     
    O PELC RJ 2045, elaborado por técnicos da Secretaria de Estado de Transportes com o apoio do Banco Mundial, é a base de uma política para o transporte de cargas e logística no estado, com cenários até o ano de 2045. “É um plano diretor e estratégico, que tem como objetivo transformar o Rio em uma plataforma logística de classe mundial”, ressaltou o secretário de Transportes, Rodrigo Vieira.
     
    Segundo o documento, ficam criados o Conselho Gestor do PELC, com participação da iniciativa privada, e o Fórum Cooperativo Intergovernamental, no âmbito da administração estadual, tendo a Secretaria de Estado de Transportes como Secretaria-Executiva.
     
    O Conselho Gestor busca envolver a sociedade e o meio empresarial para atuar como elemento indutor do Plano, definindo metas, monitorando sua implementação e acompanhando o cumprimento de suas diretrizes. Já o Fórum Cooperativo será responsável pela garantia da coordenação pública interna das políticas propostas, visando proporcionar agilidade e coerência interna do setor público estadual para a implementação dos projetos.
     
    Além da Setrans, farão parte do Fórum as secretarias de estado da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico; de Obras; de Ambiente e de Fazenda, além do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agentransp).
     
    Ainda segundo a publicação, a Secretaria de Transportes terá que apresentar, no prazo de 30 dias, um relatório contendo as principais diretrizes extraídas da reunião inicial com o Conselho e o Fórum.
    Compartilhe nas redes sociais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!