EPTC usará câmeras para aplicar multas até março em Porto Alegre-RS

    Está em fase final de elaboração pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) o novo sistema para punir motoristas que cometem irregularidades em Porto Alegre, no Rio Grande do SUl. Até o fim deste trimestre, as 113 câmeras do órgão de trânsito espalhadas pela cidade serão utilizadas para multar.

    A informação foi confirmada pelo diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari. Entre as infrações que poderão ser combatidas estão furar um sinal vermelho, trafegar na contramão ou pelo acostamento, ultrapassar em local proibido, parar em um cruzamento ou não dar prioridade para o pedestre em uma faixa de segurança.

    Excesso de velocidade é uma das irregularidades que não poderão ser multadas pelas câmeras, já que exige um equipamento aferido pelo Inmetro e que seja capaz de mensurar a velocidade.

    Sobre multar o motorista que passa no sinal vermelho durante a madrugada, Cappellari garantiu que a situação será relativizada. Caberá aos agentes de trânsito que monitoram as câmeras avaliar se o veículo passou em velocidade compatível para garantir a segurança do trânsito.

    O uso de câmeras para multar é permitido por lei e já é adotado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-116, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Até o fim de fevereiro, Cappellari disse que irá relançar o edital para instalação de caetanos (radares em semáforos), já que o atual está sub júdice.

    Fonte: Zero Hora

    Compartilhe nas redes sociais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!