Acompanhe a Editora Frota
Para prevenir o envio de spam, deixe este campo em branco.

 

Você está aqui

Sustentabilidade | quarta-feira, 14/12/2016 10:38

Eletra confirma início de testes com ônibus movido a energia solar

Modelo inicialmente fará o transporte de alunos, professores e técnicos da Universidade Federal de Santa Catarina

A fabricante de tecnologia para veículos elétricos, Eletra, com sede em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, confirmou que o primeiro ônibus elétrico movido por energia solar fotovoltaica do Brasil começará a circular em Santa Catarina ainda neste mês. O ônibus foi apresentado em setembro no 12º Salão Latino-Americano de veículos elétricos, realizado em setembro na cidade de São Paulo.

O novo modelo inicialmente fará o transporte de alunos, professores e técnicos da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, entre o campus da Trindade e o laboratório, no Norte da Ilha, no Sapiens Parque, bairro Canasvieiras.

Os testes fazem parte dos trabalhos do Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da UFSC. O projeto é coordenado pelo professor Ricardo Rüther, da mesma universidade, e foi financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, ao custo de cerca de R$ 1 milhão.

O ônibus é elétrico com bateria, no entanto uma estação dentro do campus da universidade vai captar energia solar e transformar em energia elétrica para alimentar as baterias do veículo.

O ônibus é um Marcopolo Torino Low Entry, com plataforma Mercedes-Benz O500U Elétrico e possui sistema de tração elétrica com tecnologia da Eletra. Com comprimento total de 12.710mm, tem capacidade para 37 passageiros sentados, rampa de acesso para portadores de necessidades especiais, poltronas estofadas, sistema de ar-condicionado, wi-fi e pontos USB.

Fonte: Diário do Transporte

Deixe seu comentário