Diretor de Operações da Ford Caminhões presidirá o SAE Brasil em 2017

    João Pimentel, diretor de Operações da Ford Caminhões para a América do Sul, será o próximo presidente do Congresso e Mostra Internacionais SAE Brasil de Tecnologia da Mobilidade em 2017. O anúncio foi feito na última quinta-feira, 27, por Philipp Schiemer, presidente do Congresso SAE Brasil 2016 e também da Mercedes-Benz do Brasil, durante cerimônia de encerramento em que participaram líderes da indústria, o presidente da SAE International, Cuneyt L. Oge, e o presidente da SAE Brasil, Frank Sowade.

    No Painel dos Presidentes, que encerrou o ciclo de palestras do Congresso, as palavras ‘transformação’, ‘adaptação’ e ‘novo consumidor’ foram destaques nas apresentações dos executivos, assim como a visão de que o momento pelo qual passa a indústria é de renovação e oportunidades.

    Cuneyt L. Oge abriu as apresentações e chamou atenção para a importância da preparação de estudantes e engenheiros nos cursos relacionados à engenharia da mobilidade. “Precisamos aprender como aplicar novos conceitos da mobilidade do amanhã e qualificar os engenheiros”, disse o executivo ao citar o STEM (Science, Technology, Engineering and Maths), programa educacional da SAE, cuja metodologia é focada no conceito de educação continuada.

    “A indústria passa por um momento interessante de reflexão norteado pelas necessidades da mobilidade e por uma corrida pela inovação jamais vista, em que o cenário competitivo vai se transformar rapidamente, teremos que nos reinventar”, disse Rogélio Golfarb, vice-presidente de Relações Governamentais e Estratégias de Negócios da Ford América do Sul.

    Philipp Schiemer enfatizou mudanças que chamou dramáticas no País e que vão transformar drasticamente a realidade atual: “O maior vendedor de livros hoje é a Amazon, e a maior empresade táxi não tem um veículo sequer em sua frota”, exemplificou. Schiemer frisou que a indústria está fazendo a sua parte e que o Brasil precisa definir se vai se abrir ou se fechar para o mundo. “Precisamos de uma política industrial”, finalizou.

    “Não poderia haver momento mais excitante e desafiante do que este”, disse Antonio Carlos Galvão, presidente da Eaton Vehicle Group South America. Apontou como megatendências a crescente urbanização, novos padrões de consumidores, segurança cibernética, eficiência e veículos verdes. Galvão destacou que vão sobreviver as “organizações ambidestras”, que definiu como aquelas que conseguirão balancear investimentos em pesquisa e desenvolvimento na evolução de produtos atuais e na inovação. “Precisamos ser agentes de mudanças ou vamos sofrer extinção”, sentenciou.

    Compartilhe nas redes sociais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!