Acompanhe a Editora Frota
Para prevenir o envio de spam, deixe este campo em branco.

 

Você está aqui

Logística | segunda-feira, 18/07/2016 11:14

Correios são responsáveis pela logística dos Jogos Olímpicos Rio 2016

Desde o ano passado, a empresa vem coordenando os eventos-testes, inclusive a montagem da Vila Olímpica
Correios

Com a proximidade dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, o trabalho de logística dos eventos se intensifica para que tudo ocorra dentro do planejado. Os Correios são responsáveis por toda a operação logística dos dois megaeventos e trabalham lado a lado com o comitê organizador, principalmente agora, nas etapas finais da operação que começou a ser definida em 2014. O operador logístico venceu a concorrência internacional e, pela primeira vez na história, um correio público é o encarregado pela tarefa.

Desde o ano passado, os Correios vêm realizando a logística dos eventos-testes dos Jogos Rio 2016, inclusive com a montagem da Vila Olímpica, aprimorando o planejamento e o desempenho e corrigindo eventuais falhas. Ao todo estão sendo movimentados 30 milhões de itens para preparar e montar os palcos por onde passarão quase 15 mil atletas de 206 países, em quatro regiões do Rio de Janeiro, além das demais sedes do futebol, em outros estados.

O operador está armazenando, transportando e distribuindo materiais esportivos, eletrônicos, utensílios, mobiliários e barreiras, entre outros equipamentos. No total serão mais de 17 mil entregas realizadas, 1 milhão de encomendas, 980 mil partes de equipamentos esportivos, 120 mil cadeiras, 30 mil camas, 30 mil colchões, 25 mil mesas, 18 mil sofás, 36 mil bagagens de atletas e 300 quilômetros de barreiras (alambrados), para citar alguns exemplos da complexidade da operação.

Segundo Luiz Fernando Cotrim, diretor de Suprimentos do Comitê Rio 2016, foi necessária a montagem de uma frota de equipamentos e veículos bem diversificada e completa para atender aos diversos tipos de movimentação, que vão desde obstáculos de hipismo até os próprios cavalos que irão competir nos jogos.

A área de armazenagem dos três centros logísticos — dois localizados em Duque de Caxias e um na Barra da Tijuca — é de 100 mil m², o equivalente a 12 campos de futebol. Mais de 2 mil pessoas estão envolvidas, só na equipe dos Correios, além de 170 caminhões e 2 mil equipamentos de movimentação, entre paleteiras, empilhadeiras, tratores e guindaste.

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 se iniciam em 5 de agosto e em 7 de setembro, respectivamente.

Deixe seu comentário