Congresso Fenabrave reforça expectativa na retomada gradual

    O “Congresso e Expo Fenabrave” chegou à sua 26ª edição bem mais modesto do que era esperado há alguns anos, quando o mercado brasileiro de veículos seguia em expansão. O evento que aconteceu em São Paulo até quarta-feira, 17, espelha o encolhimento das vendas e das expectativas. Ainda que um pouco menor, com apenas 40 expositores, o encontro se mantém como o principal mostra para os distribuidores do País.

    A cerimônia de abertura realizada na manhã da terça-feira, 16, reuniu cerca de 3 mil pessoas. Foram cortadas as apresentações que geralmente marcam o início do evento com dança e música. Alarico Assumpção Jr., presidente da Fenabrave, foi direto ao ponto: “Precisamos nos manter unidos e determinados para vencer desafios este ano até que comece a retomada”.

    Fenabrave e Anfavea chegaram a um acordo para evitar a concorrência com frotistas que compram direto das montadoras com grandes descontos e revendem estes veículos em seguida. As entidades determinaram prazo mínimo de 12 meses para que estas revendas possam acontecer. Até então a exigência era apenas de seis meses.

    A mudança foi determinada há cerca de 90 dias por protocolo assinado pelas organizações com o Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária), que busca evitar fuga de arrecadação com a medida. “O acordo foi um divisor de águas para o setor. Os concessionários não podem comprar produtos por preço superior ao da venda direta. Queremos e merecemos isonomia”, declarou Assumpção.

    Antonio Megale, presidente da Anfavea, aproveitou sua apresentação no evento para traçar perspectiva de aumento do patamar dos negócios nos próximos meses. “O medo do consumidor de perder o emprego começa a ser revertido com melhora da economia. As vendas de veículos vão crescer de forma gradual, com retomada expressiva em 2017”, destaca. Para ele, há demanda reprimida por veículos no Brasil. Um dos sinais que o executivo dá para isso são a

    Fonte: Automotive Business

    Compartilhe nas redes sociais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!