Caminhoneiros de MT prometem paralisar BR-163 no domingo

    Um grupo de caminhoneiros promete iniciar novo movimento de bloqueio das rodovias em Mato Grosso. No próximo domingo (16/8) os motoristas vão interromper o fluxo de veículos na BR-163 por 10 horas como forma de protesto aos vetos às Medidas Provisórias (MPs) 661 e 670, que permitiam a renegociação de dívidas contraídas para compra de caminhões e a isenção de PIS/Cofins sobre o óleo diesel.
    A rodovia é o principal eixo de escoamento da produção agrícola dos estados do Centro-Oeste para os portos do Sul, Sudeste e Norte do país. Neste momento, a colheita do algodão e milho segue a todo vapor no campo e movimentando as estradas, enquanto os insumos para a safra de verão se deslocam dos portos para as lavouras.

    “Vamos unir forças com outros movimentos contra a corrupção. Eu acredito que teremos em torno de 500 caminhões. Quem passar pelo bloqueio em Lucas do Rio Verde, vamos conversar para que participe da manifestação, que vai durar das 7h às 17h”, afirma Gilson Baitaca, que possui uma pequena transportadora com cinco caminhões e um dos líderes do movimeto no Estado.

    De todos os pedidos realizados pelo setor, somente dois foram parcialmente atendidos, conforme a categoria: a sanção da Lei do Caminhoneiro, em abril, e a criação de um fórum permanente que estabelece diálogo frequente de representantes autônomos e empresários com o governo.
    A criação de uma tabela referencial para os preços do frete, que seria publicada em junho pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), ainda não foi oficializada. “Infelizmente, pouca coisa avançou após os protestos no início do ano. Na primeira reunião que tivemos, colocamos todos os pontos, entre eles, o acompanhamento dos compromissos assumidos pelo governo com as lideranças.
    Os bancos não estão aceitando pedidos de refinanciamento”, afirma Miguel Mendes, um dos membros do fórum permanente e representante dos empresários de transporte.
    A reportagem questionou a ANTT sobre a criação da tabela referencial. O pedido de entrevista foi encaminhado à área técnica da autarquia, que deve se manifestar nos próximos dias.
    Fonte: Portal ABTC

    Compartilhe nas redes sociais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!