Brasil pode receber investimento da Alemanha em portos

    Durante a visita da chanceler alemã, Angela Merkel, a presidente Dilma propôs que empresas germânicas participassem do Programa de Investimento em Logística (PIL), anunciado este ano. Para Merkel, o principal interesse seria na área de transmissão de energia e na de portos.

    Apesar de haver esse interesse, o vice-ministro de Finanças da Alemanha, Jens Spahn, deu um recado claro: as empresas alemãs só investirão no Brasil se tiverem informações mais claras e seguras sobre cobrança de impostos, retorno de investimentos e, especialmente, questões regulatórias.

     “Queremos que mais empresas alemãs invistam no Brasil, mas, para isso, precisamos de mais estrutura”, disse. Nas linhas de transmissão, que teriam o interesse dos alemães, Dilma disse a Merkel que “um grande leilão seria feito em breve”, mas não deu detalhes. Nessa área, já há dois leilões previstos, para setembro e dezembro.

    Outra área de interesse dos alemães são os portos, especialmente a administração logística, com foco no porto de Santos, o maior do País. Essa é uma das principais áreas do PIL, anunciado em junho, e que inclui aeroportos, ferrovias e rodovias, num total de 150 concessões e investimento previsto de R$ 198,4 bilhões.

    Fonte: O Estado de S. Paulo

    Compartilhe nas redes sociais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!