Biarticulados da Volvo entram em operação no Rio

    A Volvo Bus entregou dois ônibus biarticulados para a cidade do Rio de Janeiro. Os veículos ficarão em teste por um ano no corredor BRT (BusRapid Transit) Transcarioca, que liga o aeroporto do Galeão à Barra da Tijuca. Com 28 metros de comprimento e capacidade para 270 passageiros, o ônibus biarticulado, encaroçado pela Neobus e Marcopolo, está equipado com caixa de transmissão automática, freio a disco e EBS, um sistema de controle eletrônico dos freios que oferece mais eficiência e estabilidade às frenagens. Estes itens garantem segurança à operação, conforto aos passageiros e diminuem o desgaste dos componentes, reduzindo os custos de manutenção.

    O modelo possui controle de aceleração inteligente, que permite reduzir o consumo de combustível em até 3%. Esta tecnologia garante que somente a potência necessária seja empregada nos arranques e retomada de velocidade, de acordo com o peso do veículo, evitando aceleração acima do necessário. Outra vantagem é que o biarticulado possui menor raio de giro que o ônibus articulado, melhorando a dirigibilidade e garantindo manobras mais tranquilas.

    Ao transportar um número maior de pessoas, garante mais agilidade e eficiência ao sistema, e menor custo operacional. “O veículo é a melhor solução para aumentar a eficiência dos sistemas de transporte urbano nas grandes cidades. Oferece melhor qualidade de vida aos passageiros, uma vez que diminui o tempo de deslocamento”, afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.

    Já, em vias exclusivas, sem necessidade de parar em curtas distâncias, o consumo de combustível é reduzido. “Os horários de pico também são beneficiados pelos biarticulados, devido à sua grande capacidade de transporte”, destaca Eduardo Tows, gerente de manutenção da Cidade Sorriso.

    Compartilhe nas redes sociais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!