A Volvo Bus entregou dois ônibus biarticulados para a cidade do Rio de Janeiro. Os veículos ficarão em teste por um ano no corredor BRT (BusRapid Transit) Transcarioca, que liga o aeroporto do Galeão à Barra da Tijuca. Com 28 metros de comprimento e capacidade para 270 passageiros, o ônibus biarticulado, encaroçado pela Neobus e Marcopolo, está equipado com caixa de transmissão automática, freio a disco e EBS, um sistema de controle eletrônico dos freios que oferece mais eficiência e estabilidade às frenagens. Estes itens garantem segurança à operação, conforto aos passageiros e diminuem o desgaste dos componentes, reduzindo os custos de manutenção.
O modelo possui controle de aceleração inteligente, que permite reduzir o consumo de combustível em até 3%. Esta tecnologia garante que somente a potência necessária seja empregada nos arranques e retomada de velocidade, de acordo com o peso do veículo, evitando aceleração acima do necessário. Outra vantagem é que o biarticulado possui menor raio de giro que o ônibus articulado, melhorando a dirigibilidade e garantindo manobras mais tranquilas.
Ao transportar um número maior de pessoas, garante mais agilidade e eficiência ao sistema, e menor custo operacional. “O veículo é a melhor solução para aumentar a eficiência dos sistemas de transporte urbano nas grandes cidades. Oferece melhor qualidade de vida aos passageiros, uma vez que diminui o tempo de deslocamento”, afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.
Já, em vias exclusivas, sem necessidade de parar em curtas distâncias, o consumo de combustível é reduzido. “Os horários de pico também são beneficiados pelos biarticulados, devido à sua grande capacidade de transporte”, destaca Eduardo Tows, gerente de manutenção da Cidade Sorriso.