Banco do Brasil registra salto em crédito para exportação de soja

    O Banco do Brasil, principal financiador do agronegócio brasileiro, ampliou em mais de cinco vezes os desembolsos para crédito ao exportador de soja e derivadosem agosto, em um momento de valorização do dólar ante o real, informou o banco nesta segunda-feira.

    O aumento dos desembolsos para Adiantamento sobre Contrato de Câmbio (ACC) e Adiantamento sobre Cambiais Entregues (ACE) “é natural em um ambiente econômico com viés de valorização do dólar”, disse o banco em nota à Reuters. A cotação do dólar fechou agosto com alta de quase 6%, a R$ 3,6880, abaixo do valor atual de cerca R$ 3,89.

    As operações para o setor de soja de ACC e ACE realizadas pelo Banco do Brasil, que detém cerca de 30% desse mercado no país, cresceram 428% de julho para agosto, a 132 milhões de dólares.

    No acumulado do ano até agosto, o ritmo de crescimento do crédito do Banco do Brasil via ACC e ACE para exportador de soja é menor, de quase 30% ante o mesmo período de 2014.

    A soja é principal produto da pauta de exportação brasileira. Em 2015, as exportações da oleaginosa e seus derivados do Brasil estão estimadas em 26,5 bilhões de dólares.

    O ACC é uma antecipação de recursos, por conta de uma exportação a ser realizada no futuro, enquanto o ACE é uma antecipação de recursos ao exportador, após o embarque da mercadoria para o exterior, mediante a transferência, para o banco, dos direitos sobre a venda a prazo.

    Fonte: Reuters

    Compartilhe nas redes sociais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!