AutoInforme revela os vencedores do Prêmio Maior Valor de Revenda 2014

    A Agência AutoInforme, especializada em notícias do setor automobilístico, realizou na última sexta-feira, 28, em São Paulo a 1ª edição do Prêmio Maior Valor de Revenda. A iniciativa tem o propósito de apontar as marcas e modelos de automóveis com menor valor de depreciação de mercado, em 15 diferentes categorias. O estudo toma por base a pesquisa mensal promovida pela Molicar.

    O principal destaque foi o Chevrolet Ônix, eleito o carro com de maior valor de revenda, resultado da depreciação de apenas 8,5% em um ano.

    Além deste, outros quinze veículos foram contemplados pelo Prêmio Maior Valor de Revenda, respectivamente em suas categorias:

    • Renault Master (Comercial – 10,7%)

    • Volkswagen Golf (Hatch Médio – 10,3%)

    • Fiat 500 (Hatch Premium – 12,4%)

    • Chevrolet Pin (Minivan – 12,7%)

    • Honda Fit (Monovolume– 11,7%)

    • Fiat Palio Weekend

    • (Perua – 13,8%), Fiat Strada (Picape Pequena – 11,2%)

    • Toyota Hilux (Picape Média – 13,2%)

    • Hyundai HB20S (Sedã Pequeno – 11,6%)

    • Toyota Corolla (Sedã Médio – 12,7%)

    • Ford Fusion (Sedã Grande)

    • Ford EcoSport (Utilitário Esportivo Pequeno – 11,1%)

    • Honda CRV (Utilitário Esportivo Grande – 11,9%)

    • e o próprio Chevrolet Onix na categoria Hatch.

    A pesquisa considerou os 100 modelos e versões zero km mais vendidos. Além das marcas/modelos vencedores desta 1ª edição do Maior Valor de Revenda, foram analisados modelos das marcas Audi, Chery, Citroën, JAC, Jeep, Kia Motors, Land Rover, Lifan, Mercedes-Benz, Mini, Mitsubishi, Nissan, Peugeot e Suzuki.

    Segundo Joel Leite, idealizador do prêmio e diretor da Agência AutoInforme, “esse estudo vem sendo feito há mais de dez anos, em parceria com a Molicar, e este ano resolvemos transformá-lo num prêmio, um reconhecimento às marcas que tiveram os seus carros entre os de Maior Valor de Revenda em 2014”.

    Segundo Joel, foram considerados os preços praticados no mercado de carros zero em novembro de 2013 e não os preços de tabela. O estudo considera as diversidades ocorridas no mercado na época da cotação – como a disponibilidade do produto, os bônus concedidos pelas fábricas e repassados ao consumidor, entre outros fatores – eliminando eventuais distorções de preços provocadas por essas ações. Também foram eliminados os carros que tiveram modificações consideráveis nos últimos doze meses, para que a comparação não comprometesse o resultado do estudo. Como critério de escolha dos participantes, foram considerados os 100 carros mais vendidos no Brasil.

    Para o diretor da Molicar, Vitor Meizikas Filho, cada segmento tem suas características, seja pela finalidade de utilização, tecnologia, ou até pela aura emocional do momento, ligada ao determinada marca ou modelo. “No caso de veículos comerciais, picapes e utilitários esportivos a baixa depreciação é reflexo direto da robustez, qualidade e suporte da rede autorizada disponível no pós venda e assistência técnica”, elucida Meizikas. “Nos modelos de entrada, minivans e monovolumes, a menor depreciação é reflexo do volume de vendas do zero. Se existe a preferência é porque a relação custo x beneficio é o melhor, diminuindo assim a depreciação. E no caso de modelos hatchs e sedãs, o que garante o bom valor de revenda é a tecnologia embarcada e arrojo no desenho”, conclui.

     

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