No dia seguinte ao anúncio da compra da rede de postos Ale pela Ipiranga, do Grupo Ultra, as ações da Ultrapar lideram as altas no pregão da BM&Bovespa. Os papéis da companhia subiram 4,9% no pregão de ontem, 13, e fecharam o dia cotados a R$69,19.
A distribuidora de combustíveis Ipiranga é o principal negócio da Ultra, representando cerca de 85% do faturamento de R$ 75,6 bilhões que o grupo apurou em 2015.
Com a aquisição da Ale, a fatia de mercado da Ipiranga subiria dos atuais 14,6% para 17,7% – uma vez que a Ale, quarta maior companhia do setor, detém hoje participação de 3,1%. Com a união das empresas, a marca do Ultra ficaria bem mais próxima da líder BR Distribuidora, da Petrobras, que hoje domina 19,7% do mercado brasileiro.
Pelo negócio anunciado no último domingo, 12, que ainda depende da aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), o Ultra vai pagar R$ 2,1 bilhões pela Ale, que tem 2 mil postos de combustíveis em todo o Brasil, que se somarão aos 7,2 mil da bandeira Ipiranga.
Fonte: O Estado de S. Paulo