Acompanhe a Editora Frota
Para prevenir o envio de spam, deixe este campo em branco.

 

Você está aqui

Lançamento | sexta-feira, 02/06/2017 03:44

Antt inicia testes de dispositivo para o setor de cargas na próxima semana

Ferramenta TAG auxilia no processo de identificação eletrônica de caminhões
Ferramenta TAG auxilia no processo de identificação eletrônica de caminhões
Na próxima terça-feira, 06, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (Antt) inicia o período de testes do TAG, um dispositivo tecnológico que auxilia no processo de identificação eletrônica dos caminhões
 
A ferramenta foi criada em parceria com a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), após manifestação de interesse do Grupo Ecorodovias e da Elog. Os testes serão realizados no Ecopátio Cubatão (SP), local que reúne um grande número de veículos que se deslocam ao Porto de Santos.
 
O mecanismo contém uma chave eletrônica que será associada à identificação do veículo e do transportador, na base de dados da Antt. Assim que as antenas coletarem a chave no registro de passagem, serão verificados os dados do transportador e do veículo. A tecnologia é baseada na comunicação por radiofrequência, processo similar aos sistemas de arrecadação eletrônica implantados nos pedágios.
 
Nos pontos de registro de passagem, além das antenas, serão instaladas câmeras de leitura eletrônica de caracteres para identificação das placas dos veículos. Tanto a antena como a câmera identificarão os caminhões, registrando local e tempo, que serão comparados à base de dados da agência reguladora. 
 
O processo de fornecimento da TAG será realizado pelas Administradoras de Meios para Arrecadação Eletrônica de Pedágio (AMAPs) e pelas fornecedoras de Vale-Pedágio obrigatório. O dispositivo TAG proporcionará informações reais sobre a movimentação de cargas nas rodovias brasileiras, a origem e o destino das viagens realizadas e os fretes praticados. 

 

Deixe seu comentário