Acompanhe a Editora Frota
Para prevenir o envio de spam, deixe este campo em branco.

 

Você está aqui

Transporte | quarta-feira, 03/05/2017 02:37

Anac regulamenta o uso de drones no Brasil

Equipamentos acima de 121 metros e com mais de 25 quilogramas devem ter autorização
Equipamentos acima de 121 metros e com mais de 25 quilogramas devem ter autorização

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou na última terça-feira, 2, a norma que permite o uso de drones em todo o território brasileiro. Com o texto, a agência espera facilitar o crescimento do setor no País e instituir regras que aprimorem a segurança durante o uso. 

Dentre as novas obrigações, por exemplo, está a exigência de licença e habilitação do órgão governamental para controlar equipamentos que tenham mais de 25 quilogramas.
 
Além disso, também será obrigatória uma autorização para pilotar drones, de qualquer peso e tamanho, acima de 121 metros. Para pilotar aeronaves não tripuladas com menos de 25 quilogramas e abaixo de 121 metros, os pilotos precisarão realizar um cadastro no site da Anac. Já para utilizar drones com menos de 250 gramas será necessário realizar qualquer procedimento.
 
Mercado
 
A expectativa da Anac é que o novo regulamento permita a expansão no mercado de drones de forma que o equipamento seja utilizado em serviços rurais e de entrega
 
O engenheiro e idealizador da feira DroneShow Latin America, Emerson Granemann afirma que existia um mercado ocioso com a falta da regulamentação. "Há pelo menos 720 empresas de drones no mercado, sem regulamentação", afirma o executivo. 
 
"No mês passado, a gente previa crescimento de 30% ao ano no setor. Agora, com a definição na Anac, acreditamos que o número de empresas deve duplicar em dois anos", finaliza. 
 
Fonte: Estadão

Deixe seu comentário